Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Rir e Comer Bolachas

O desafio do mês de junho

Já hoje é dia 3 e ainda não escrevi aqui do que se trata. Porque não quero fazê-lo sem contextualizar, e contextualizar é difícil. Mas agora é uma altura tão boa como qualquer outra e cá vai.

Já escrevi e apaguei uma série de vezes. É difícil esta sensação de falhanço. Sabem quando ouvimos dizer que "gastámos mais do que podíamos" e ficamos a olhar para a nossa vida para perceber onde raio foi parar esse devaneio que tivemos? Onde estão as grandes compras que nos levaram a esta crise? Onde estão os bens ou a vida de lorde que levamos? É mais ou menos assim que me sinto. Não tenho nada de extraordinário (vivo num t2 no c* de judas e o meu carro é de 98, por exemplo) mas não tenho dinheiro. Passo a vida a pensar que, se me acontece alguma coisa, não tenho um fundo de reserva, um pé de meia. Passo o mês à espera que chegue o ordenado e, mal vem desaparece, como se não estivesse lá estado.

Como é que cheguei a este ponto? Se por uma lado é fruto de uma série de acontecimentos, por outro, é por não ter parado para pensar. Porque é mais fácil pensar que amanhã pensamos nisso, e momentaneamente fica resolvido. O meu ordenado é pequeno, tenho uma criança com onze anos e engordei muitos kilos em quatro anos (nem as cuecas serviam...). As despesas são muitas e a verdade é que, quando me sentia mais em baixo, comprar uma peça de roupa ou um par de sapatos (da seaside ou primark, atenção!) dava sempre um novo ânimo. Pelo menos, durante dez minutos.

Explicações aparte (ninguém gosta de ser uma "desgovernada"), a vida que levo é cara demais para o ordenado que tenho. Ponto. Não compro roupa há meses, ando com umas sabrinas oferecidas, já cortei em gastos como internet mas, ainda assim, levo uma vida de excessos. Porque uma coisa é a contabilidade e outra coisa é queremos viver(ou ter ou fazer) aquilo que achamos ter direito. E estou farta. Farta do cansaço mental, da frustração que é, do medo que sinto do amanhã, tanto por mim como pelo meu filho, que de mim depende.

E então que é isto. O desafio é gastar, no máximo 120 euros com alimentação e extras. "Ah e tal mas isso não é nada de especial! Com metade desse valor alimento uma familia de 9" Pode não ser nada de especial para alguém mas é para mim. É um sacrifício na medida em que vou deixar de ter ou fazer coisas que me dão prazer. Comecei a descontar todos os tostõezinhos que gastei até agora (contei dia 31 também) e acho que me vou esbardalhar antes do fim do mês mas há que ter fé.

Raios me partam se não hei-de ir de férias descansada.

5 comentários

  • Imagem de perfil

    trocatintas 03.06.2013 16:27

    Ohh... Gostei tanto de ler este comentário! Obrigada!:)
  • Sem imagem de perfil

    Ritta d'Almeida 03.06.2013 17:15

    Ainda bem! Sei que não é de muita ajuda, mas às vezes, pequenos truques daqui e pequenos truques dali vão sempre ajudando e no final o resultado até pode ser bastante engraçado!! Sabes outra coisa que faço? Aquelas calças que estão no fundo do guarda-fatos à espera que eu emagreça para lá caber dentro, ou aquele casaco que não visto há 2 anos, ou uns sapatos que já estou tão enjoada que já nem os consigo ver à frente? Vendo... Entre uma amiga e outra há sempre alguém que queira ficar com alguma coisa e a quem aquilo que a nós já não nos faz falta, dá sempre jeito... Tudo bem, são 4 ou 5€ por peça, mas no fundo do armário "ad eternum" também não ficam a fazer nada!!  Prendas de natal e aniversários?? Cabazes com algumas coisinhas feitas por mim, em frasquinhos de maionese ou polpa de tomate. Umas bolachinhas, uma compota, um molho de tomate caseiro, etc... Reciclar roupa é fantástico (umas tachas ou uma renda mudam tanto o aspecto de uma peça antiga!!). Compras em outlets sempre, aproveitar as sobras para fazer uns petiscos gourmet (ui!! a quantidade de receitas q tenho disso!!!), etc... Depois há aquelas coisas tipo "não vás às compras com fome" (e sempre, sempre!!! c uma lista do q pretendes, p n te perderes em passeios pelos corredores!!), coloca gasolina de manhã ou à noite e nca apertes a pistola ao máximo (e diz a proteste q as gasolineiras "low-cost" são exactamente iguais às outras!!!), desligar a água enquanto esfregamos os dentes ou quando nos estamos a lavar ou a lavar a loiça, cortar as embalagens qando chegam ao fim (e têm tanto lá dentro ainda!!!)... Sei lá!!!! Eu que consumo avidamente estas dicas tento sempre pô-las em prática... Espero que te ajude e, como em tudo na vida, a força de vontade faz milagres (vê lá q até me fez deixar de fumar!! [a falta de dinheiro tb ajudou!! ;P])!! E sê positiva e acredita em ti e nas tuas capacidades!! És muito melhor do que como te pintas!!! ;)
  • Imagem de perfil

    trocatintas 03.06.2013 17:28

    Sabes o que é mais parvo ainda? É já saber e meter em prática muitas dessas coisas que falas. Sabendo tudo isso, e não levando uma vida dada a extravagâncias, pergunto-me como é possível ter chegado a este ponto. Tenho noção de que estraguei muito dinheiro com coisas absurdas, a título de exemplo deitava imensa comida fora, ou os restos que acabavam por nunca ser aproveitados ou coisas fora de validade. Esses hábitos já consegui modificar. E também deixei de fumar há dois anos :) Ainda assim, não é suficiente. O problema vem de trás, daquilo que já foi feito mas isso não posso corrigir, agora é olhar para a frente e fazer diferente, sabendo de antemão que estou limitada por vários fatores. Vou relatando aqui os resultados ou as aprendizagens.:)
  • Sem imagem de perfil

    Ritta d'Almeida 03.06.2013 18:00

    Óptimo!!! O que não tem remédio, remediado está!
    Quanto ao vermos cada vez menos, não é (só!!) culpa nossa... Consegui começar num trabalho a ganhar X, fui aumentada e, este ano, como num passo de magia, consigo receber MENOS do que quando comecei a trabalhar... Apenas com os aumentos de impostas e taxas que temos... É frustrante, mas pelo menos alivia a nossa culpa (os bodes expiatórios são fantásticos!! ;P)... Sabes que mais? Era (SOU!!!) uma pessoa extremamente pessimista e derrotista... É tão, mas TÃO mau... Deixa-nos tristes, desesperadas, angustiadas... Sabes que desde que comecei a caminhar me sinto cada vez melhor? Nasce-me uma alma nova ao fim de cada caminhada!! Nessa noite durmo que nem um anjinho, descanso efectivamente, acordo revigorada e mais bem-disposta, com vontade de agarrar o mundo pelos cornos (ah, desculpa, é o touro!!)... Tentarmo-nos controlar quando algo (ou alguém!!) nos tira do sério e tentarmos ser a mãezinha que explica muito calmamente as coisas ao filho de 3 anos...Não andar a correr para todo o lado, porque só nos irritamos e não nos leva a lado nenhum (cinco minutos mais na cama sabem tão bem, mas estragam-me o dia todo!!).... Metas, método, regras e sorriso na cara! "arghhhhh!!!! o sofá está tão bom!!!", pois é, mas a corrida vai saber ainda melhor, [-introduzir força hercúlea aqui-]... Ter o despertador para a hora a que nos devemos mesmo levantar: ERRADO!!! O snooze é um animal estúpido que não percebe a diferença entre obrigação e prazer!!! Despertador para 15 minutos antes, para podermos ficar na ronha... Respodner com um sorriso na cara sempre, ter horários para as refeições e dormir em paz...
    Porra.... Hoje as palavras saem-me pelos dedos!! Sorry!!
    Só para dizer: FORÇA, ACREDITA E BOA SORTE! ;)
    BTW: eu vou fazer 3 anos em Outubro!! yeeeiii para nós! ;)
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.